Como moderar o núcleo?

poradmin

Como moderar o núcleo?

1 - E-ncontro: É a recepção, a chegada e o quebra-gelos (www.cpv.org.br/dicas-quebra-gelos/), numa pergunta simples e até "boba" que faz separar a correria do dia, introduzindo todos no mesmo nível de debates. É o momento de um para outro entre as pessoas. De mim pra você. De você pra mim. Em 10 m.  2 - E-vangelismo: É o momento de Deus através das pessoas para os amigos. Interceder e apresentar o amigo a Deus. Pelo cônjuge, filho, vizinho, colega de trabalho. É orar pelo Oikós. Em 10 m.  3 - E-xaltação: É o momento das pessoas para Deus. É a oração conjunta, a intercessão, a gratidão com cânticos e adoração a Deus. Em 20 m.  4 - E-dificação: É o momento de Deus paras as pessoas. Para ouvir e entender Deus, discutindo e aprofundando para praticar o tema da mensagem de domingo com as anotações individuais, através da Verdade - Bíblia; da Capacitação - Entendimento; da Prestação de Contas - Compartilhamento; da Missão e da Oração. Em 40 m.  E o quinto E, é o da E-ngorda: Hora da despedida, do abraço, aconchego e do simples Café com Biscoito, saindo para iluminar refletindo no mundo. 
Dicas vividas da velha experiência.
Primeiro, o núcleo precisa ser limitado entre 5 e 10 adultos, sempre com pelo menos uma família ainda buscando encontrar Jesus. Passando deste número, pode separar em dois ambientes, com um novo moderador ou líder, quando normalmente assume o auxiliar.
Segundo, os participantes confiam e são amigos próximos, sempre disponíveis para doar e servir, tendo eventuais encontros extra-núcleo para café, degustação, junta panelas, clube, caminhadas e outros momentos juntos.
Terceiro, manter os encontros semanais revezando as casas entre os participantes, também revezando os pais no ensino das crianças e demais partes com mútua prestação de contas e conversas francas, partindo de 4 momentos, em 4 Es, importantes.
Edgard F Alves

Sobre o Autor

admin administrator